sábado, 17 de dezembro de 2011

UM NOVO PARTIDO EM TOLEDO: PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE - PSOL

Em setembro de 2011 ocorreu um encontro em Toledo-PR que reuniu aproximadamente 40 pessoas de diversas organizações no intuito de discutir e encaminhar ações para uma nova organização de luta social em Toledo.

Dentre os pressupostos, houve o entendimento de que nunca antes banqueiros, grandes industriais e organismos internacionais lucraram tanto às custas do povo. Ao passo que de tudo que o Brasil arrecada anualmente, quase metade vai para bancos e para pagamento das dívidas. A representação parlamentar e os governos atuam descaradamente em favorecimentos dos grandes oligopólios e ainda barram toda iniciativa popular. Nunca houve tanto armamento policial e militar para reprimir a população pobre, aos trabalhadores e jovens. 

Ao mesmo tempo, quando a sociedade vai às ruas, as forças repressivas são acionadas e agem com violência contra a população. Tudo para manter o bom funcionamento da instituições que são usadas pelas elites para oprimir a sociedade. O povo, quanto mais trabalha, menos tem seus direitos assistidos. Nunca houve tanto adoecimento por causa das relações de trabalho. Nunca os lucros dos patrões foram tão altos ao passo que os salários dos trabalhadores são tão baixos. A produção e o consumo desenfreado aumentam às custas do endividamento sem limites do povo e da exploração dos recursos naturais com consequencias irreversíveis.

Cada vez mais percebe-se o enraizamento das idéias e projetos mercadológicos sendo impostos em todas as esferas da vida social. Na educação, na cultura, no trabalho, na arte, na comunicação, na religião, no esporte, na intelectualidade, no lazer etc. Enfim, tudo centrado no fortalecimento das instituições dominantes, no consumismo e no modo de vida burguês individualista e da concorrência - que reafirmam o domínio capitalista em detrimento da auto-realização humana. A sociedade do consumo chega em seu limite, demonstrando que para a existência do capitalismo é preciso negar a existência do gênero humano e da natureza. 


FUNDAÇÃO DE UM NOVO PARTIDO
Diante dessas leituras sobre a realidade, houve um encaminhamento no referido encontro: a fundação do Partido Socialismo e Liberdade – PSOL. Um novo partido, mas não com os mesmos interesses. Não para focar a luta em torno do parlamento. Pelo contrário: é pela reorganização da classe trabalhadora em torno de um projeto de resistência e rompimento àquilo que origina a exploração e as opressões. 

            Assim, homens e mulheres, jovens e estudantes, desempregados e professores, operários e jornalistas, artistas e profissionais em geral, todos na organização do PSOL, que já conta com muitas atividades previstas para 2012. Será uma nova ferramenta de ação política no município e que se articulará regional, nacional e internacionalmente para levar à frente a voz e as bandeiras dos trabalhadores, das minorias, dos oprimidos e da juventude.
           
            Em breve será divulgado o primeiro informativo impresso da Comissão Provisória do PSOL em Toledo. Pela internet pode ser acompanhado pelo endereço WWW.PSOLTOLEDO.BLOSPOT.COM.

Comissão Provisória 
Partido Socialismo e Liberdade - PSOL 
psoltoledo@gmail.com

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário


PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE - Comissão Provisória Municipal de Toledo - Paraná