sábado, 24 de dezembro de 2011

FIM DO SEGURO DESEMPREGO: QUEM GANHA E QUEM PERDE?

    Acompanhando a crise do Capital pelo mundo e com ela a precarização do trabalho e afronta a direitos historicamente conquistados, está em vigência a nova lei do seguro-desemprego. Na nova lei, todos os trabalhadores e trabalhadoras que forem despedidos sem justa causa, serão submetidos à entrevistas e, caso não aceitem 3 propostas de emprego, o seguro será cortado. Porém, as condições de tais empregos não corresponderá ao que é exigido pelos trabalhadores. Tampouco o trabalhador poderá escolher não aceitar o emprego e se recompor do ritmo do trabalho.

    Alega-se que o Estado gasta muito com os trabalhadores, porém, “nunca antes na história deste país” se doou tanto dinheiro para banqueiros que aterrorizam os trabalhadores com tantos impostos e altos juros. Há mais políticas de incentivo aos grandes empresários e multinacionais do que para os que realmente constroem esse mundo e produzem a riqueza. Essa é mais uma forma de colocar mais trabalhadores para suprirem os interesses dos empresários pelo lucro.

    No Brasil, há muito tempo a concepção que reina é a do desenvolvimentismo. Porém, este só ocorre através do suor e do sangue dos trabalhadores e trabalhadoras. Forçá-los à continuar trabalhando sempre, incessantemente, com salários baixos e péssimas condições de trabalho é, no mínimo, uma violência direta à classe que produz a riqueza: os trabalhadores. É necessário, a curto prazo, lutar pela (re)conquista desse e de outros direitos que são retirados cada vez mais pelos Governos PT-PMDB-PSDB-DEM (todos que se colocam na defesa dos interesses burgueses).

Nenhum comentário:

Postar um comentário


PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE - Comissão Provisória Municipal de Toledo - Paraná