terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Curso de formação política para trabalhadores foi realizado em Toledo

Nos dias 1 e 2 de dezembro de 2012 ocorreu o curso de formação política "Como funciona a sociedade". Foi a segunda turma formada no primeiro módulo em 2012.

A primeira turma foi criada em junho, através do curso organizado pelo PSOL. Agora, contribuíram na organização o Diretório Central dos Estudantes da Unioeste - DCE, o Centro Acadêmico de Ciências Sociais - CACS, O Grupo de Estudos Marxianos Latino-Americanos, a Associação dos Estudantes de São Pedro do Iguaçu - AESPI, a INTERSINDICAL e o Partido Socialismo e Liberdade - PSOL Toledo. 

Mais de 30 trabalhadores e estudantes participaram das atividades que continham desde exposições, vídeos, leitura de textos até variados debates abertos aos participantes. Isso tudo formou a dinâmica do curso que teve como objetivo levantar reflexões sobre qual é a sociedade em que vivemos, as contradições do modo de produção capitalista, a produção da riqueza e a exploração dos trabalhadores, as desigualdades sociais e as questões sobre força de trabalho, salário, mais-valia, acumulação e a necessidade da organização autônoma dos trabalhadores.

Com isso, planeja-se juntar as duas turmas que cursaram o primeiro módulo para aplicar o segundo módulo, que tratará das características do capitalismo e o pensamento dominante em contraposição com as necessidades dos trabalhadores, a crise capitalista, o papel do Estado na economia e as perspectivas de luta e desafios para o movimento sindical. 

Lutadores sociais da região puderam participar do curso e pretendem agora aplicar em outros municípios. O PSOL Toledo colaborará no que for preciso para a organização e formação política da juventude e dos trabalhadores da região oeste do Paraná - região tão atingida pela lógica destrutiva da natureza e dos seres humanos imposta pela força econômica do agronegócio e da agroindústria.

Devido ao grande número de pessoas que não conseguiram participar do curso,  criaremos mais uma turma do primeiro módulo ainda no primeiro semestre de 2013.

Os curso foi ministrado por monitores do Núcleo de Educação Popular 13 de Maio. No entanto, para além disso, o PSOL também está organizando cursos de formação próprios e com outras temáticas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE - Comissão Provisória Municipal de Toledo - Paraná