quarta-feira, 18 de julho de 2012

TODO APOIO À GREVE DOS TRABALHADORES DA FAVILLE - Marechal Cândido Rondon-PR

A que ponto chegou a situação! Os trabalhadores são obrigados a fazer greve para receber o que já está em lei: pagamento de salário, auxílio alimentação, depósito do FGTS, etc. Enquanto isso a Faville há anos recebe generosos empréstimos da Prefeitura Municipal. Dinheiro emprestado de pai pra filho! Não é por acaso que o dono da empresa coordenou a campanha do atual prefeito! O que a empresa faz com esse dinheiro?

A empresa alega que não tem dinheiro e que não tem matéria-prima. Porém, os trabalhadores não podem pagar pelo calote do patrão aos fornecedores! É um absurdo que uma empresa que recebeu o terreno da prefeitura, vários incentivos e generosos empréstimos, agora diga que não tem dinheiro para pagar o salário dos trabalhadores. Isso, sem contar o contrato milionário que tinha com o governo do Estado para vender merenda às escolas!

A lei de recuperação de empresas (Lei 11.101/05) afirma que em caso de falência, as primeiras dívidas a serem pagas devem ser as trabalhistas (salário, INSS e outros). Caso a empresa não tenha dinheiro suficiente, uma das garantias dos trabalhadores é o direito de assumir e administrar o patrimônio da empresa.

Dia 16 os trabalhadores em luta conquistaram uma vitória parcial: a empresa propôs parcelar o salário de junho em duas vezes. Porém isso é insuficiente. Que garantia os trabalhadores têm com uma empresa que já atrasa o salário há mais de 1 ano? Se a greve continuar é possível conseguir mais. A empresa precisa garantir o pagamento imediato de todo o salário atrasado, o depósito do FGTS, todo o auxilio alimentação e a manutenção de todos os empregos. É preciso também melhorar o salário dos trabalhadores. Quem produz a riqueza são os trabalhadores. Quem paga os impostos também são os trabalhadores.

Em todo país as empresas lucram com incentivos do governo (redução do IPI, empréstimos facilitados, etc), mas não pensam duas vezes antes de demitir os trabalhadores. Por isso é importante também aprovar um termo onde a empresa se comprometa a não demitir ninguém. No caso de demissão a greve deve retornar.

- Pagamento imediato de todo o atrasado!
- Por melhores salários!
- Garantia de não demissão!
- Os trabalhadores não podem pagar pela crise. A culpa é dos patrões!
- Ninguém pode trabalhar doente!Por saúde e melhores condições de trabalho!

A força dos trabalhadores está na união e na luta. Pela continuidade da greve.



PSOL - PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE – MAL C. RONDON
PSTU - PARTIDO SOCIALISTA DOS TRABALHADORES UNIFICADO – OESTE DO PARANÁ



Um comentário:

  1. POIS É E ESTA NÃO É A ÚNICA INDÚSTRIA EM DECADÊNCIA. O DESEMPREGO EM MASSA VEM AÍ. O BRASIL ESTÁ EM GRANDE CRISE E A COISA VAI PIORAR.

    ResponderExcluir


PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE - Comissão Provisória Municipal de Toledo - Paraná